Podemos afirmar que a população maioritária desta província se reparte pelos grupos Ovimbundu e em grupos menores pelos pastores do grande Grupo Herero, os Mundombe. Estes ocupam sobretudo as terras ao Sul do rio Kuporolo, sendo na localidade de Dombe Grande onde hoje podemos encontrar os representantes deste grupo. A sua vocação pastoril é também testemunhada nas pastagens que ainda hoje alimentam a produção de carne, nesta Província.
As duas cidades principais são Benguela e Lobito, contudo, Catumbela tem potencial para voltar a ser a cidade prospera que outrora foi.
Lobito assume uma importância capital no desenvolvimento da provincia, pois é servido por porto de nível internacional, o Porto do Lobito. Trata-se de um empreendimento de grande valia pelas possibilidades económicas que oferece, como a ligação que estabelece nesta região com os outros países do continente africano e com o resto do mundo, ou ainda o Caminho-de-ferro de Benguela CFB, através do qual se intercambiam as mercadorias do interior com o litoral e se contribui igualmente na optimização das relações inter-regionais. Através desta rede de transportes, a Republica da Zâmbia e a República Democrática do Congo podem mais facilmente escoar os seus minérios (cobre) até ao porto do Lobito, de onde partem para os mercados internacionais.
Entre a cidade de Benguela e Lobito encontramos a histórica Cidade de Catumbela, que é banhada por um rio do mesmo nome. Nesta localidade, podem-se apreciar locais históricos como sinais da resistência das populações autóctones, nos tempos da ocupação portuguesa. Catumbela seria uma das localidades a ser inicialmente visitada pelos viajantes portugueses, que se batiam nos mares para atingir as Índias. A capital da Província é Benguela.
Hola manager
